Projeto Social

O Projeto Social “Patinhos do futuro – O Tênis mudando os caminhos” tem como objetivo promover a prática do Tênis, ensinando as regras e fundamentos da modalidade, apoiar a participação em campeonatos, incentivar os estudos, acompanhar e conferir frequência escolar, ofertar espaço para leitura e estudo, complementando assim a educação dos participantes.

O projeto está inicialmente estruturado para proporcionar o desenvolvimento psicofísico social e o lazer de 40 crianças e adolescentes, de 07 a 17 anos de ambos os sexos, em situação de risco e vulnerabilidade social.

O beneficio do Tênis na vida desses jovens vai além do bem estar físico. O próprio contato com um esporte tão distante de suas realidades, por si só, amplia seus campos existenciais, possibilitando um aumento de confiança, uma maior auto-estima, auxilia na melhoria da integração social, autonomia e contribui para a auto-realização de seu potencial intelectual e emocional.

O Jaraguá Tênis Clube acredita que a ética norteada pelo esporte somada aos princípios educativos contribuirão de maneira eficaz na formação de caráter dessas crianças e jovens. Portanto, o Projeto Social “Patinhos do futuro - O Tênis mudando os caminhos” pretende preparar os participantes para a realidade da vida adulta e capacitar para o exercício da cidadania.

O projeto social “Patinhos do futuro – O Tênis mudando os caminhos” pretende:

  • Promover a saúde dos participantes, trabalhando o sistema cardiorespiratório, grupos musculares e coordenação motora;
  • Estimular os estudos, uma vez que é imprescindível que os interessados estejam devidamente matriculados na escola e demonstrem frequência assídua;
  • Incentivar a inclusão social e o exercício da cidadania, valorizando o respeito, a disciplina, as responsabilidades e a competição “saudável”;
  • Complementar a educação, desenvolvendo o raciocínio, a concentração, melhora de leitura e compreensão de texto, bem como promover a conquista gradual da autonomia, por meio da prática de uma atividade que poderá se tornar uma profissão;
  • Descobrir novos talentos, apoiando a participação em jogos e campeonatos.
  • Oferecer para crianças de 07 a 17 anos uma atividade esportiva e opção de lazer.
  • Fornecer alimentação nos dias de treino, bem como orientar a alimentação nos demais períodos.
  • Possibilitar a participação dos que atingirem a idade de 14 anos em atividades como menor aprendiz no clube e/ou em empresas parceiras.
  • Possibilitar e auxiliar o ingresso dos participantes na carreira profissional.

O Projeto Social “Patinhos do futuro – O Tênis mudando os caminhos” será realizado na sede do Jaraguá Tênis Clube, localizada na Av. Comendador Leão, nº 322, Jaraguá, Maceió/AL, CEP 57.025-000. Além da estrutura necessária para a prática do tênis, o Jaraguá Tênis Clube é um espaço acolhedor e arborizado, propício para atividades ao ar livre, lazer e esportes. Por tudo isso, o Projeto Social Patinhos do futuro – O Tênis mudando os caminhos” representa a chance dessas crianças e adolescentes se afastarem do perigo das ruas.

O Jaraguá Tênis Clube manterá o Projeto Social “Patinhos do futuro – O Tênis mudando os caminhos” com sua infra-estrutura, quadras e todas as demais despesas inerentes ao seu desenvolvimento.

No entanto, contamos com parceiros que auxiliam para melhoria do projeto e permitem planejar a sua ampliação.

PARCEIROS DO PROJETO